sexta-feira, março 03, 2006

Dia 25: Ressaca Olímpica

(Segunda de Carnaval, 27 de fevereiro) Como eu contei no início do blog, Salt Lake parecia uma cidade fantasma. Segunda-feira em Torino não estava tão diferente, embora tinha um pouco mais de pessoas na rua. A única diferença era que, segunda de manha, o comércio não abre em Torino, então o movimento nas ruas era igual ao de qualquer outra segunda.

E como eu já também falei em posts anteriores, se o comércio não abre de manhã, os museus simplesmente não abrem. Isso significava adeus às visitas a Armeria Reale, Borgo Medievale e Jardim Real (o Palácio Madama só abre no segundo semestre).

Além dos museus, os centros de esqui também estavam meio de ressaca e simplesmente não deu para experimentar o esqui cross-country porque os poucos lugares simplesmente não atendiam o telefone. Na foto ao lado, o pessoal da NBC empacotando as coisas.

O jeito então foi visitar o Duomo (Catedral) de Torino, onde está o polêmico Sudário de Jesus Cristo, devidamente fechado em uma caixa. O Duomo por fácil dedução, foi a igreja mais antiga que eu já visitei, pois data do século XV (considerando que os outros lugares que eu já visitei, além do Brasil, foram Argentina e Estados Unidos, fica fácil concluir), só que esse 'recorde' durou apenas 24 horas, como vocês vão ver. O lugar é bonito e tem um subsolo reformado onde tem uma exposição sobre o Sudário, explicando por A + B que esse negócio de Carbono 14 não está com nada.

Depois do Duomo, fomos a Biblioteca Real onde estava tendo uma micro-exposição (que só descobrimos depois de pagar os 6 Euros de entrada) sobre esboços e desenhos de Leonardo da Vinci, onde só valeu mesmo pelo fato de ter entendido quase tudo o que a guia explicou.

A tarde, acabei dando uma volta pela cidade para fazer algumas compras e depois ir até a estação da Porta Nuova para se despedir de mais alguns colegas de fórum, jantar e fazer a mala, já que no dia seguinte, antes de voltar para o Rio, ia fazer uma visita a Milão, que valeu a pena.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não menospreze a exposição, você viu o auto-retrato do Da Vinci mais famoso que existe.

Anônimo disse...

Por 6 Euros eu vi muito mais no museu egipcio!

Anônimo disse...

OK, ok. Mas depois, em Roma, me bateu uma dúvida, porque estou achando que a ala egípcia dos Museus Vaticanos é maior que o Museu Egípcio de Turim...