quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Como ser um voluntário?

Então você gostou da idéia resolveu ser um voluntário em um evento esportivo. Então lá vai algumas dicas...

1 - Programe-se - O processo de ser voluntário demora, e o período de inscrição acontece com alguma antecedência (normalmente uns 2 anos antes das Olimpíadas elas abrem e embora as vagas sejam limitadas não há a necessidade de sair na frente porque eles checam as informações antes). Aqui no Rio (estou escrevendo ainda daqui) haverá os Jogos PanAmericanos em 2007 e há um processo de inscrição acontecendo. Para as outras Olimpíadas, entre no site oficial e acompanhe o processo. Além disso, como normalmente o evento fica beeeeem longe da sua casa, ainda tem que reservar passagem e estadia.

2 - Fale outra língua (principalmente o inglês) - O evento é internacional, então só o português não vai adiantar muito no critério de seleção.

3 - Informe-se - Além de ajudar você a se programar, mostra para o pessoal da organização que você está interessado, aumentando suas chances de ser chamado. Tem gente que enche a paciência dos caras, mas não acho que haja necessidade de tanto.

4 - Economize - Normalmente quem está disposto a encarar um trabalho desses, que é cansativo, normalmente é estudante duro ou em início de carreira.

5 - Procure - As Olimpíadas são as mais famosas, mas existem vários eventos que precisam de voluntários, desde a corrida a pé da esquina até um Mundial de Atletismo. Já que está usando a Internet, aproveite para pesquisar em sites de busca.

6 - (Talvez o mais importante) Tenha interesse - De que adianta participar da organização de um evento de esgrima se você acha aquilo o esporte mais chato que você ja viu e nunca teve vontade de praticar? Sempre há exceções a regra, mas como sempre, são apenas exceções.

Nenhum comentário: