terça-feira, fevereiro 21, 2006

Dia 18: Pinerolo (Curling Fem.) - Rodada de Fogo (Acreditem..)

(Segunda, 20 de fevereiro) Ja esta virando rotina: um esporte desconhecido no pais vira uma febre. Isso é o Curling. O mesmo ocorreu em 2002 e agora também chama atençao aqui em Torino. Aqui na Italia acabou ganhando espaço porque lembra a boa e velha bocha e a equipe masculina nao fez feio (quase se classificou para as semifinais). A Rai, TV italiana, antes de começar a transmissao do Curling, bota a musica de abertura dos Flintstones (porque as pedras do jogo sao de granito).

Assim, ao invés de curtir uma mesa redonda de segunda a noite, la estava eu no Palaghiaccio, em Pinerolo, para assistir a ultima rodada da fase classificatoria do torneio feminino. A data que eu escolhi para ver foi proposital, porque eu sabia que teria muita gente disputando alguma vaga. E todos os jogos valiam alguma coisa, pois quatro paises (Inglaterra, Japao, Canada e Russia) estavam brigando, cada um em uma partida diferente. E eu NAO vou dizer que varrer o chao é algo que as mulheres sabem fazer bem porque também existe a versao masculina.

Antes, a tarde, depois de algumas tentativas frustradas de encontrar uma loja de bicicleta, dei uma passada na Piazza Solferino, onde estao os estandes dos patrocinadores da Olimpiada. Entre todos, o melhor era o da Coca-Cola, que tinha varias atraçoes diferentes, o resto era muito sem graça ou tinha uma fila quilométrica.

Sobre as partidas de Curling, foram todas muito disputadas. A unica equipe que dependia dela mesma era o Canada. Se perdesse, ia disputar o desempate caso uma das outras tres ganhasse (nao existe saldo de pedras para classificar). Assim, as quatro partidas foram disputadas de forma aberta, com pontuaçao em todos os ends (cada partida tem 10 ends).

Quem fez o dever de casa mais rapido foi a Inglaterra, que encerrou a partida com os Estados Unidos em 6 ends (se o time que esta atras quiser, ele pode achar que nao ha mais o que fazer na partida e declarar encerrada). O Japao, que também estava brigando, bobeou em 2 ends e decidiu encerrar apos o 8o end contra a Suiça. Na foto de cima, a torcida japonesa "estilosa", na de baixo a torcida suiça. Elas ficaram lado a lado durante a partida. A Russia brigou até o final, mas ganhou na ultima pedra da Noruega.

So que nada disso adiantou, porque mesmo com alguns erros, o Canada ganhou da Dinamarca, também na ultima pedra e um lançamento mais dificil, e se classificou. Pode parecer meio entediante pela TV, mas quando se ve quatro jogos simultaneos faz 3 horas passarem muito rapido.

Agora sao 5 dias de trabalho seguidos em Sestriere (3 com provas), até ver o proximo evento no domingo.

Nenhum comentário: