segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Dia 9: Cesana Pariol (Luge Simples) - É rapido, nao foi?


(Sábado, 11 de fevereiro) Quem leu como foi a minha experiencia de 4 anos atras em uma pista de luge/bob/skeleton (vide os primeiros posts) viu como foi problematico. Neve, muito frio, sem lugar direito para ver a pista, enfim nao foi a melhor competicao que eu ja vi.

Sabado, felizmente, a coisa foi diferente. Se nao estava fazendo efetivamente calor, ao menos o sol estava la. A pista também é bem melhor do que a de Park City, porque permite ver boa parte do percurso final, coisa que para uma pista dessas (onde a subida é muito forte) é algo raro.

Logo que eu cheguei, a primeira pessoa que eu vejo é o Joao Pedro Paes Leme entrevistando o Renato Mizoguchi, que se classificou mas nao pode participar por conta de um acidente muito sério. Fui la dar um alo e quando eu vi, tinha um microfone na minha frente. Me lembro de ter falado alguma coisa mas nao sei se pode ser aproveitavel na TV.

Sobre a prova, comparando com o skeleton, o luge é um pouco mais rapido, mas parece maior, porque dava para ver mais do luge na pista mesmo de longe. O segredo do esporte (pelo pouco que eu percebi) é entrar o mais alto na curva para depois aproveitar o embalo nas retas. O problema é quando tem gente que acha que consegue ir alto e acaba batendo nas paredes, como aconteceu algumas vezes.

Tirei fotos de varios lugares da pista inclusive da largada, que dessa vez so pode entrar na arquibancada se tiver um cracha como o meu, que tem o "4". Alias, o cracha esse ano parece que esta abrindo mais portas do que em 2002.

A prova de sabado foi o primeiro dos dois dias da prova de luge simples (1 atleta). Cada dia tem duas descidas. Quem sobrou na pista no dia foi o italiano Armin Zoeggler (que tem fa clube com onibus e tudo mais), que no dia seguinte confirmou o favoritismo e defendeu o titulo de 2002. Mas ele, de fato, parecia fazer tudo mais facil do que os outros.

No intervalo entre uma descida e outra, fizeram um palco com DJs e banda de rock (ou algo parecido) para entreter e nao matar o publico de frio, porque a segunda descida foi feita totalmente a noite, e quando o sol some aqui, ainda mais no meio das montanhas, faz frio.

Nenhum comentário: