quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Dia 19: Coisas de Torino

(Terça, 21 de fevereiro) Terça feira (assim como hoje) estava um clima de fim de festa aqui em Sestriere (muitos esportes ja tiveram a maior parte das competiçoes), dado que nao houve nada de muito interessante no dia. Antes de viajar para cá, estava previsto no calendario do esqui alpino um treino para o Slalom feminino, que nao aconteceu. Assim, a coisa mais emocionante foi ver, na TV, o ouro do Enrico Fabbris, italiano, na patinaçao de velocidade.

Assim, vamos a algumas notas rapidas dos ultimos dias:

---------------------------

Os americanos invadiram Torino depois da cerimonia de abertura. Nao ha dia que eu nao entre no trem que nao haja alguem falando ingles. O curioso é que eles so andam em bandos, nem mormon anda com tanta gente junta, e sempre parecem meio perdidos.

Pelo que eu pude ver, muitos sao universitarios que estao fazendo algum tipo de intercambio aqui na Italia, mas muitos também aproveitaram as férias nos States para dar um pulinho aqui.

Para se ter uma idéia de como tem americano por aqui, a Target, loja norte americana que nao existe na Italia, patrocinou os trens que vao até as montanhas e todo dia entregam algum negocio que faz barulho (mini corneta, apito, sino, deu para entender). Isso as 8, 9 da manha, quando a ultima coisa que eu quero é ouvir alguma coisa barulhenta, dado a hora que eu acordo para chegar até o onibus



Na foto acima, a Piazza San Carlo, onde ficava o pessoal do 'NBC Today' (da para ver um pedaço do estúdio no canto esquerdo), o programa que passa nas manhãs americanas (e que tem tantos tentando imitar no Brasil).

-------------------------------------------------

Cambista aqui nao tem vez. A policia daqui acabou com a festa poucos dias depois do inicio dos jogos. Quando começaram a pegar os cambistas, os outros que ainda estavam ativos começaram a vender a preço de custo. So que isso também nao pode, senao seriam vendedores oficiais.

Assim, os carabinieri pegaram todos os ingressos que ainda tinham e aplicaram uma multa aos cambistas. Fui um dia depois em uma das lojas e os caras estavam uma arara. O problema é que como eles compraram muitos ingressos, muitos estadios nao estavam cheios, embora os ingressos tivessem sido vendidos.

O comite entao resolveu vender os ingressos resgatados a um preço muito barato (3 Euros) para os voluntarios. Sabendo disso, os cambistas menores começaram a sondar os voluntarios, mas como o anuncio de quais eventos estao disponiveis para os voluntarios é quase sempre em cima da hora, o prejuizo foi muito grande.

--------------------------------------------------

Outro dia comentei que a estrada de Sestriere parece a Niemeyer. Fui injusto, a Niemeyer é muito mais larga e muito menos sinuosa do que as estradas aqui, com muitos grampos. Claro que a velocidade tem que ser mais baixa e nao da para tentar nenhuma grande ultrapassagem, mas ainda assim é muito complicado andar pelas montanhas. Dessa forma, o motorista de onibus tem que ser muito bom. Mas outro dia teve um que se superou. Enquanto dirigia, ele ainda falava no celular (com fone de ouvido) sem que nada o atrapalhasse.

-----------------------------------------------------

Valentino Rossi é um motociclista varias vezes campeao do muito. Para quem nao conhece, ele costuma ter um cabelo meio largado, usa brinco e tem sempre a barba meio por fazer. Embora ele ja nao tenha mais 18 anos, esse é praticamente a descriçao de um adolescente italiano. Com a diferença de que, além do que ja descrevi, ainda abusam do gel no cabelo e sempre tem uma roupa de griffe, com uma inscriçao BEM grande para que todos saibam que ele esta usando. Enfim, um visual meio metrossexual, a la David Beckham.

Como o desemprego entre os jovens é um problema sério por aqui, eles normalmente nao tem muito o que fazer. Costumam sempre se encontrar nos pontos de onibus e andam sempre meio sem rumo.

Logo nos primeiros dias, vi uma briga em um ponto de onibus e achei que ia ter problemas com alguns deles, mas foi so impressao. Alias, eles estao meio revoltados porque a prefeitura tinha prometido férias, mas depois de verem que nao ia mudar muita coisa durante o dia (quando as provas sao nas montanhas), desistiram da idéia. Ainda bem, porque se tivessem duas semanas sem ter o que fazer, ja tinham arrumado encrenca.

Mas se pudesse descrever em uma frase, seria: Mas como sao marrentos!!!!

Nenhum comentário: