quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Recuerdos de Salt Lake - parte 2

Continuando com o post anterior, segue o segundo e-mail que eu escrevi na época.

Antes alguns comentarios:

1 - A casa aonde nós ficamos tinha dois andares. Era relativamente barato (uns 12 dólares por dia por pessoa) porque a) Espaço é o que não falta naquela cidade e b) A casa estava em reforma. Éramos 5 no andar de cima e, embora somente todos tivessem sido apresentados na hora da viagem, conseguimos conciliar muito bem os interesses. Agora os dois que chegaram depois e ficaram no andar de baixo decididamente não tinham nada o que fazer por lá. Diz a lenda que foram demitidos da lanchonete onde trabalhavam porque, entre outras, botaram frango no lugar do sanduíche de carne

2- No dia do Curling, acabei encontrando um rapaz e duas moças da Califórnia que também perderam o ônibus de volta para Salt Lake. Eles fizeram o que eu tentei fazer, que foi ver a prova de Super G (esqui alpino) de manhã e emendar com as partidas de Curling, mas eu achei arriscado sair de manhã pelo problema crônico de falta de ônibus (leia o e-mail abaixo). O jeito foi ficar conversando dentro de um diner (porque fazia um belo frio do lado de fora) e ao chegar em SLC nos despedimos e cada um foi para o seu lado.

3 - O Trax citado abaixo foi um metrô de superfície com duas linhas que foi inaugurado na época dos Jogos (pena que o nosso alcaide ache que melhorar o sistema de transporte do Rio é supérfluo e que o bom mesmo e arranjar obra para empreiteira). Ligava o Estádio onde teve as cerimônias de abertura e encerramento, que ficava na Universidade de Utah (um monstro de universidade, deixa o Fundão no chinelo) até o centro e do centro até o sul da cidade.

4 - A questão de quem mandou reabrir a loja nunca ficou bem clara. Teve gente que disse que foi o dono da loja que mandou reabrir, outros disseram que tinham resolvido fechar mais cedo (porque o movimento durante o dia estava muito devagar). O que importa mesmo foi que todo mundo que trabalhou naquela noite passou muito frio.

Enfim, ja escrevi demais (sem falar que o e-mail ja é longo), leiam o relato abaixo
:

-----Mensagem original-----
Enviada em: 01/03/02 08:34
Assunto: official olympic report - 2

Ola para todos,

Antes que eu volte, aqui estou eu escrevedo, de forma meio atrapalhada,no notebook de um cara aqui do apartamento, sobre as ultimas noticias (literalmente) de SLC. Ja estou avisando agora, esta meio longo porque tem muita coisa para escrever, e eu me empolguei um pouco. E aconselhavel imprimir para ler com calma depois.

Para comecar, se alguem estava curioso como e uma cidade no `day after´de uma olimpiada, aqui em SLC foi algo inacreditavel. Segunda feira, 9 da manha, nao tinha mais ninguem na rua. Nem mesmo o pessoal que vende jornal na rua estava la. Parecia (alias, parece) uma cidade fantasma.

Comecando com as provas que eu fui, mais o dia que eu passei na vila:

A primeira prova foi a de Curling, dia 16. Provavelmente devo ser o unico brasileiro que conseguiu assistir a uma partida inteira de Curling. O principal problema foi chegar ate la (o que, como voces vao ver vai ser uma constante). A linha de onibus mais rapida ate Ogden, 50km de SLC, nao funciona nos finais de semana. Eu liguei dois dias antes, e ainda assim nao confirmaram que ela funcionaria. Logo, peguei o mais demorado, mais o unico que tinha. Sai quase 3 horas antes de comecar as partidas (sao 4 simultaneas). Acreditem, mais eu acabei chegando atrasado 15 minutos. Nao que tenha sido algo absurdo, porque cada partida demora 3 horas (por isso sao 4 ao mesmo tempo). Sobre o jogo, a melhor analogia que eu posso fazer e com o jogo de bocha. As diferencas principais sao o fato de que e no gelo e que cada equipe tem1h20m durante toda a partida para fazer os lancamentos das pedras.Apesar das gozacoes dos comediantes americanos, eu nao achei tao macante.

Um dos jogos foi o dos Estados Unidos que precisou ir para aprorrogacao, que e mais uma rodada, alem das outras 10, para definir quem ganha. Felizmente os Estados Unidos perderam essa e acabaram sendo eliminados. Infelizmente, por causa disso, eu acabei perdendo o onibus mais rapido para voltar para SLC, que eu descobri que eles decidiram colocar a linha funcionando na noite anterior. Resultado: 1h30m de espera, dentro de um diner, jantando, esperando pelo onibus. Apesar de tudo, valeu a pena.

O segundo evento foi o de Skeleton, ou treno onde a pessoa desce de cabeca. Infelizmente, nao ha onibus para o Olympic Park, que fica perto de Park City, logo tive que ir no onibus contratado pelo comite para levar os espectadores para os locais de competicao. Neste caso, a prova comecava as 9 da manha, e o ultimo onibus saia as 5:30. Porem, as 5 da manha nao tem nenhum onibus funcionando dentro da cidade. E la fui eu as 4:30 da manha, chovendo, caminhar 14 quarteroes (uns 3km) para pegar o onibus. Chegando no Olympic Park, as 6 da manha estava nevando e escuro. O sinal mais evidente para ficar dentro do onibus foi quando uma garota foi ver o tempo fora do onibus e ela disse"Esta frio e nevando".

Fiquei mais 30min dentro do onibus, e so sai porque achava que ia pegar fila. Depois de 1 hora caminhando ate o local de partida (e uma longa caminhada), estava claro, mas continuava nevando. E nevou ate o inicio da prova, as 9. E nevou ate o final da prova, 12:30. Mesmo com o frio, e o fato dos americanos terem ganho as duas provas (masc e fem) foi muito legal porque voce fica muito perto da pista, bem mais do que parece na tv. E e muito rapido. Nao da para tirar uma foto de perto, quando voce vai tirar, o skeleton ja passou. As fotos que eu tirei sao todas amplas, para dar tempo de pegar o skeleton.

Falando nos americanos, todo mundo que esta aqui que nao e americano ficou revoltado com a ajuda que eles receberam dos juizes durante as olimpiadas. Seja na patinacao artistica, na de velocidade em pista curta, nao importa, teve umas que foram assintosas. Estava todo mundo torcendo contra. Logo, quando os americanos perderam no ultimo dia afinal de Hockey, todos os estrangeiros da loja estavam comemorando.

Voltando para as Olimpiadas...O ultimo final de semana foi meio sacrificado, mas foi excelente. Comecou sabado de manha, quando finalmente eu consegui ir para a vila olimpica. Assim que eu cheguei eu acabei encontrando com o Eric, capitao da equipe de bobsled brasileira, que ia competir horas depois. Tomei cafe da manha no refeitorio que o pessoal da vila estava. Conversei com os outros atletas brasileiros que estavam acordados e na vila (Cristiano, que e responsavel pelos freios do bobsled, o Renato, do Luge, e a Mirela, do esqui alpino), e o assesor de imprensa do COB que me deixou visitar um dos quartos onde a delegacao brasileira estava. Apesar disso, a vila parece que nao estava muito animada porque o pessoal da equipe do Brasil volta e meia aparecia em outros lugares da cidade. Logo depois fui trabalhar, de meio dia ate as 11 da noite, o ultimo dia em que a loja funcionou a pleno vapor.

Depois do trabalho, fomos para o Made in Brazil, uma das tres churrascarias brasileiras de SLC (a ultima abriu no inicio do mes no centro). Chegar la ja foi uma aventura, porque o negocio fica muito longe do centro. Eu fui com um pessoal antes. No caminho para pegar o Trax, estava uma confusao, porque afinal era o ultimo sabado dos jogos,e no dia seguinte tinha a final de Hockey, EUA x Canada, cujas torcidas estavam se provocando desde sexta. Teve policia no local e tudo, o que e uma raridade por aqui.

Pior aconteceu com a minha irma. Dentro do Trax, ela viu o pessoal chutar um cara que tinha caido no chao do trem. Depois de assistir tais acontecimentos, nao consigo mais levara serio americano que sai a noite, ainda mais para ficar gritando eberrando `USA` na rua sem nenhum proposito. Na Made in Brazil teve uma festa onde so tocou musica brasileira ruim: pagode, axe, funk, ou seja,tudo aquilo que eu justamente nao queria ouvir, mas ja que esta longe de casa acaba-se aceitando. Exatamente 3:45 o dono acabou com a festa.(Raridade, como comentei no e-mail anterior, ja que boate/bar fecha asduas) .

Cheguei em casa 4:30, tomei banho e sai correndo para pegar o onibus para ir para Soldier Hollow (naturalmente a pe, porque domingo mesmo as 5:30 da manha, ultimo dia de olimpiadas, os motoristas tambemtem que descansar), assistir a prova de cross country. Dormi na ida e na volta, mas nao fiquei com sono durante a prova. Inclusive porque, das tres provas, foi a que eu achei melhor organizado, ate porque tem que deixar as pessoas ligadas porque numa prova de 30km as vezes o tempo demora a passar. E quando comecou a prova ainda estava nevandorazoavelmente, no que parecia um replay da prova de skeleton. Felizmente o sol apareceu e deu para assistir toda a prova. Subi e desci o morro varias vezes para tirar fotos e acompanhar a prova de perto, e o esforco valeu a pena.

Quando cheguei em SLC, nao tinha quase nenhum onibus na rua (lembrando novamente, ultimo dia de olimpiada) e o Trax, que nada mais e do que o bondinho de Santa Tereza melhorado, estava fechado por motivo de seguranca, por causa da cerimonia deencerramento. Depois de perder o unico onibus que passava perto de casa, porque nao conseguiram me informar qual esquina eu deveria ficar,so me restou voltar a pe para casa e finalmente dormir.

Ironicamente, mesmo com todos os problemas, ainda assim queria assistir mais provas. Tirando a parte de transporte publico, que deu dor decabeca, o resto me pareceu bem organizado, ja que o tempo nao da para prever mesmo.

Sobre a loja:

Bom, a coisa foi tao violenta que a loja fechou nessa quarta, e nao no sabado como esperado. Durante as olimpiadas foi uma loucura. Nao dava para ficar parado. Uma hora era dobrar camiseta, a outra era no caixa, depois ficar repondo pins, depois bones, tamanha a voracidade do pessoal em comprar. Os tais berets, que tem gente ate agora alucinada por eles, chegaram poucos e foram vendidos apenas um por pessoa, o que estragou um pouco a nossa alegria, que esperava uma multidao se bicando para comprar um (sugestoes nao faltaram).

O valor das compras, como falei antes, era astronomico. A recordista foi uma mulher que e dona de uma clinica de rejuvenecimento (o comentario era que ela fazia a propaganda sendo a mulher do antes). Ela gastou mais de 19 mil dolares (chegaram a dizer que ela ia pagar em dinheiro). Eu estava no caixa ao lado acompanhando o total, que erasomado num caixa que ficou particular para ela. Antes de chamar a mulher de doida, vale um esclarecimento. Se ela doar o que ela comprou, a doacao pode ser abatida do imposto de renda da empresa. Logo, o custo total dela nao deve ser bem esse.

Aproveitando a oportunidade, vamos a algumas das frases mais ditas pelos compradores na Superstore (em ingles)

"Do you have the berets?"
"How much are the cow bells?" (outro produto bastante vendido)
"Where are you from?"
"Are you enjoying your experience here in SLC?"
"Are you selling ______?" (qualquer outro produto que a loja nao vendia)
"Can I have an extra bag?" (normalmente como lembranca)
"Do you accept checks?" (so podia dinheiro ou Cartao Visa)

E as respostas mais pronuniciadas pelos vendedores...

"Sorry"
"Sold out"
"Only Visa, no A. Express or Master Card"
"Maybe in a couple of days"
"We get new stock every night"
"Go to the entrance of the store" (quando a pessoa estava perto da saidae procurava um produto que estava na entrada)

Em relacao aos famosos, durante os dias de competicao praticamente so apareceram os artistas que tocaram durante os jogos (S. Crow, Alanis,Goo Goo Dolls, Gloria Estefan). No final que apareceram alguns atletas, inclusive usando as medalhas de ouro no peito. Aproveitei para pegar alguns autografos, mas achava que apareceria mais gente por la.

Nessa segunda foi muito estranho porque os voluntarios que trabalharam durante os jogos tinham um show no Medals Plaza, do lado da loja. A ideia inicial era fechar as 9, mas os gerentes tinham decidido fechar as 7. Foi quando o dono da loja chegou e mandou abrir de novo. A decisao foi correta, porque encheu de voluntarios na loja. Parecia um pesadelo, todo lugar que voce olhava tinha voluntario, quase todos da mesma cor (amarelo ou azul, embora tinha vermelho e verde). Para piorar, desligaram o aquecimento, e a noite estava muito fria. Toda hora tinha que procurar um aquecedor pequeno para se aquecer e voltar para trabalhar.

Anteontem, ultimo dia da loja, foi meio complicado porque tinham que se livrar dos estoques de qualquer jeito. A Libby, uma das gerentes, subiu no palco da loja, e feito vendedor da Saara, ficou vendendo os produtos que estavam encalhados. Ficou uma corrida para procurar tamanho de camiseta, exibir as garrafas de Coca-Cola douradas que estavam encalhadas, colocar os ultimos estoques guardados em exibicao, que parecia que estava em dia de olimpiada. No final do dia, o Vince, que e o outro gerente, acabou pagando um jantar num restaurante italiano.

No geral, foi cansativo, mas pelo menos para mim foi bom porque eu tive a oportunidade de mudar completamente de atividade por alguns dias.

So para terminar, faltou no e-mail anterior comentar a ida ao Templo Mormon, alias a visita por fora, porque so os mormons podem entrar notemplo. Foi no dia 7, vespera da abertura. Nos encontramos uma brasileira missionaria que estava meio perdida no shopping e nos convidou para conhecer um pouco da religiao deles. No museu que eles tem, tinham varios teloes em tela plana, multimidia, filmes em varias linguas e farta distribuicao do livro dos mormons. Mal comparando, me pareceu parecido com a igreja do bispo macedo, mas com um pouco mais de base.

O problema principal e a historia da igreja. Segundo o livro, uns judeus 500 anos antes de cristo foram para a America. Pela logica esses judeus seriam os indios americanos do seculo 18. Bom, houve uma briga entre as tribos e o ultimo sobrevivente da tribo boazinha que perdeu enterrou um livro de ouro com todos os escritos dos profetas. Seculos depois, um dos pioneiros americanos, que dizimaram a tribo dos indios malvados, recebeu um chamado dizendo a localizacao exata do tal livro de ouro, alem da indicacao de montar um templo aqui em SLC no meio do nada. Chegando aqui, depois de uma seca, veio uma praga de gafanhotos, que depois de muitas preces, foram dizimados pelas gaivotas que vieram do litoral e comiam os gafanhotos e depois vomitavam para comer outros.

Bom, tirem suas proprias conclusoes, porque eu achei meio estranha a historia (e eu nao estou exagerando). Para piorar, o chefe da igreja e um profeta. A hierarquia da igreja comeca com os 70, esses 70 escolhemos 12, dentre os 12 o mais velho e considerado o profeta. O atual,assim como os outros tambem e americano, prega entre outras coisas, quea mulher fique em casa tomando conta da familia, entre outras coisas puritanas. Como resultado, a taxa de alcool na cerveja e a metade doresto dos EUA. E o estado de Utah e o maior consumidor de gelatina nos EUA. As mas linguas dizem que, como os mormons nao podem beber, fumar ou ter outros vicios, eles ficaram viciados em gelatina. Nao e a toa que um pin com uma tigela cheia de gelatina estava sendo negociado a 200 dolares.

Resumindo, tem sido uma otima experiencia. Apesar dos contratempos descritos acima, nao tenho motivos para me arrepender da viagem, valeu a pena todo o esforco para vir ate aqui. Faz tudo parte da aventura. Desculpem alguns erros de datilografia, mas o teclado nao esta ajudando muito, bem como algumas frases talvez meio confusas mas e que esta tarde e quando acordar espero poder esquiar em Alta. No sabado, quem ainda esta aqui vai esquiar em Brighton. Como eu ainda nao esquiei aqui, agora e a chance. Segunda feira estou de volta. Se alguem quiser ligarpara ca (nunca se sabe) o telefone e 801-521-2595, ate domingo de manha. Mais detalhes eu falo pessoalmente depois.

Nenhum comentário: