segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Dia 15: Tarde livre para compras

(Sexta, 17 de fevereiro) Sexta feira era dia de trabalho. Era, porque o tempo nas montanhas virou e começou a nevar muito forte. Estava perto da estaçao do trem quando recebi o telefonema: nao precisa vir até aqui porque esta nevando muito e a prova Combinado Alpino feminino nao deve ser realizada.

Entao, sem muita opçao, fiquei com a tarde livre, como se tivesse sido programado em uma excursao. Me juntei ao Marcio e o Henrique e fomos vistar a Basilica de Superga. Superga fica em um morro ao norte de Turim. Foi construida para pagar uma promessa feita por um dos Savoia (que mandavam por aqui no seculo XVIII) apos vencer uma batalha contra os invasores franceses. Fica no alto de um morro muito ingreme, que pode ser alcançado de bondinho ou de onibus. Claro que o de bondinho é mais divertido porque a subida é muito mais ingreme e a vista panoramica da cidade fica mais impactante(também demos sorte porque o dia estava claro, talvez o primeiro desde a sexta anterior). Na estação debaixo tem uma pequena exposição contando a historia da empresa local de transporte publico, inclusive com uma réplica em Lego da própria estaçao.

Ventava muito no dia, mas como o ceu estava bastante claro pudemos tirar fotos da parte de cima da Basilica, que é alcançada após subir uns cento e sei lá quantos degraus. La em cima, além da Basilica, que é jovem para o padrao italiano (muito bonita no estilo barroco, criada por Felipe Novara, no século XVIII), existe um anexo. No terreo, tem uma sala so com os quadros de todos os papas (quer dizer, até 1500, sao esboços do que deveriam ser os papas) e no subsolo ficam os tumulos dos restos mortais dos Savoia. Havia ainda um outro anexo, com o museu dedicado aos jogadores do Torino que morreram em um acidente de aviao em 1949, quando bateram no morro onde fica a basilica, mas infelizmente so abria no final de semana (afinal de contas, mais uma vez, nao tinha nenhum evento importante na cidade e nenhum turista na cidade interessado em ver, nao é mesmo?) .

Na volta, esperando pelo bondinho para descer, vimos pela TV que a parte de slalom, que seria disputada em Sestriere, e que eu ia trabalhar na Zona Mista (minha unica prova que estava programada para eu ficar la) estava sendo realizada. Paciencia...

Nenhum comentário: