sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Dia 6 (Parte 2): Meninos eu vi, ma che spetacolo!!

Saindo correndo do museu, fui para o ensaio geral da cerimonia de abertura, pois o horario maximo de entrada que tinham avisado era as 18:30. Quando cheguei la, uma fila enorme ainda estava se formando. A diferença para as filas do Maracana é que ninguém fica dando uma de espertinho ou fica tentando sair correndo achando que vai perder alguma coisa. Além disso, como "A Marcha dos Pinguins" mostrou muito bem, muita gente junta no frio gera um certo calor (e na hora eu me sentia como um), o que tornou a espera menos complicada.

O Stadio Comunale é um estadio antigo, e por isso nao tem as modernidades de uma "arena" multiuso, mas esta impecavel e isso é o que importa. Depois da fila, fui ao meu lugar marcado....que nao existia!!!! Tinha uma escada no lugar. Prevendo isso, o pessoal botou uma seçao inteira para esses casos, o que para mim foi uma vantagem porque o outro lugar era muito baixo.

Bom, nao vou adiantar muito do que vi, mas foi uma cerimonia muito boa. Nao vai ser nada marcante, a nao ser que alguma das surpresas façam alguma diferença. Mas teve de tudo: criancinha cantando, painel humano, peças meio surreais. A simulaçao é quase completa porque afinal de contas é o ensaio geral. Tem algumas coisas engraçadas porque, por exemplo, quando chamam o presidente do COI, aparece um voluntario (e o pessoal aplaude assim mesmo). O unico que falou (mas nao foi o discurso que vai ser feito hoje) foi o presidente do TOROC, o comite organizador, que jogou para a platéia.

O Brasil entrou ao som de Michael Jackson (podia ter sido pior, 30 segundos antes tocava "I will survive"), enquanto o estadio veio abaixo quando veio a "delegaçao" italiana, a unica que tinha muitos voluntarios entrando no estadio, ao som de YMCA. Alias, a trilha sonora estava muito boa. No mais, teve simulaçao da tocha (o que deu para descobrir é que o Alberto Tomba, famoso esquiador italiano nos anos 80 e 90) NAO vai ser quem vai acender a tocha, "revoada" das pombas (uma forma artistica para substituir a revoada das pombas, que foi proibida depois do "churrasco" em Seul 88), contagem regressiva, enfim, quase tudo igual.

A experiencia foi unica, depois do fim do ensaio fiquei caminhando mais um tempo no gramado (que tem lugares pagos) olhando para o lugar. Para quem puder ver hoje, ou ao menos gravar, a primeira meia hora e mais interessante.

OBS 1: Tenho que dar razao ao Schumacher, nao da para nao reger o hino da Italia.
OBS 2: Nunca batam palmas no frio sem luvas.

Nenhum comentário: