quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Esportes de Inverno - Explicações para os leigos

Para 99,99% das pessoas no Brasil, independente de classe, Olimpíada de Inverno é igual a dois esportes: esqui (alpino) e patinação artística. De vez em quando alguém se lembra que tem um tal de trenó que desce desembestado. Não mencionei Hóquei sobre o Gelo porque quem sabe que existe acaba associando aos profissionais que jogam nos EUA e nem o Snowboard porque "esqui, snowboard, é quase tudo igual mesmo...." O fato é que tem muito mais esportes que o pessoal não conhece, mas que com certeza tem gente que acharia interessante, mesmo que nunca pudesse praticar.

Além disso, depois das sensacionais 'explicações' que o SporTV fez para 'atrair' o público ("Não perca também o 'Ice Hockey'(!!!), uma espécie de futebol no gelo, onde os jogadores tem que usar bastões para colocar uma espécie de disco dentro do gol." E tudo isso com uma voz de narrador americano da década de 50) acho que consigo explicar em poucas palavras com uma linguagem mais moderna. É no que dá ter monopólio das transmissões. ESPN Brasil na transmissão já.

Por isso, segue uma pequena (e simples) explicação dos eventos esportivos (usando os nomes em português) que fazem parte das Olimpíadas, com o link para o respectivo esporte no site oficial dos Jogos (em inglês):


Esportes de Neve

Esqui Alpino - O esqui que todo mundo conhece. A regra é simples, quem fizer o menor tempo (em uma ou a soma de duas descidas, dependendo da modalidade), vence.

Esqui Nórdico (ou Cross Country, ou de Fundo) - O esqui na sua forma original, como forma de transporte nos países onde faz muito frio gerou, assim como o ato de caminhar gerou a corrida, um esporte de competição onde o vencedor é quem "corre" mais rápido. Pode ser aquele que chega em primeiro (largada em grupo), ou quem faz o menor tempo (largada individual em intervalos de tempo).

Biathlon - Esse é o original, que já tinha muito tempo antes das outras modalidades que tem dois esportes ao mesmo tempo. Para que não houvesse confusão, mudaram a prova que tem corrida e natação para "Aquathlon" e a que tem corrida e ciclismo para "Duathlon". Mas quem não conhece continua confundindo mesmo.

Voltando ao Biathlon, essa modalidade mistura esqui nórdico com tiro. Aqui, quem faz o menor tempo ou chega primeiro não necessariamente ganha porque se o atleta não acerta um dos alvos ele sofre uma penalidade, que pode ser convertida em tempo ou ser obrigado a dar uma voltinha extra em uma pista oval externa ao percurso.

Salto - Ao contrario do que parece, quem salta mais longe NÃO necessariamente ganha. O salto tem que ser estiloso. Ganha quem somar mais pontos entre estilo e distância (que viram pontos).

Combinado Nórdico - Disputado separadamente (até porque se fosse tudo junto ia ser muito engraçado), mistura Salto (sempre em primeiro) e o Esqui Nórdico. Os pontos do salto, assim como na prova de decatlo do atletismo, viram um valor equivalente em tempo, e a prova de esqui fica no estilo Perseguição, ou seja, larga o primeiro, X segundos depois sai o segundo, etc... e quem chegar primeiro, ganha.

Snowboard - O Snowboard segue o mesmo princípio do skate e tem a vantagem de poder ser usado tanto no Half Pipe quanto em descida de montanha. São três modalidades distintas, o Half (ganha quem ganhar mais pontos na apresentação), o Boarder Cross (como se fosse uma corrida, disputanda em baterias e com eliminação simples, ganha quem chega primeiro na prova final), e o Slalom Paralelo (um contra um descendo duas vezes, para não haver vantagem da pista, e quem avança é quem faz o menor tempo, ganha quem fizer o menor tempo na final).

Freestyle - São dois tipos: Aerials (ganha quem conseguir a pontuação mais alta com uma manobra numa rampa de salto, como se fosse uma prova de Big Air) e Moguls, talvez a prova mais esquisita para os brasileiros, que merece uma explicação mais detalhada.

O negócio funciona assim: o atleta desce uma ladeira cheia de lombadas, com duas pequenas rampas de salto. Ganha quem fizer a melhor pontuação que leva em consideração a) a velocidade que a pessoa desceu, b) o estilo durante a descida e c) a dificuldade das manobras nos dois saltos. Confuso? Isso porque você ainda não VIU na TV. Aí sim é que você não vai entender mesmo.

Esportes de Gelo

Patinação Artística - Assim como a Ginástica, é o esporte feminino mais conhecido dos Jogos. Ganha quem conseguir as melhores notas (o que nem sempre significa que foi a melhor apresentação) e o esporte onde tem os maiores escândalos por causa da subjetividade.

Patinação de Velocidade - Como o nome auto explicativo já diz, ganha quem andar mais rápido no gelo

Patinação de Velocidade - Pista Curta - Parecido com o de cima mas, ao invés de ser uma prova contra o relógio é uma corrida normal, com várias fases eliminatórias, e ganha quem chegar primeiro. As provas de revezamento são o verdadeiro caos para o público e a televisão.

Hoqúei sobre o Gelo - O nobre esporte coletivo de inverno, algo entre o futebol e o rugby, ou, para quem nunca viu rugby, um futebol sobre patins que tem mais, digamos, contato bruto. Embora, às vezes, não pareça, tem regras, e muitas. Ganha que fizer mais gols sobre a equipe adversária.

Curling - Não há um paralelo tão preciso com outro esporte. Curling é Curling, e ponto final. Lembra o jogo de bocha, mas após os lançamentos, as pedras podem mudar a trajetória esfregando o caminho dela sobre o gelo. Por esse motivo, a Globo em Salt Lake chamou o jogo de "Vassoura Olímpica". Preconceito contra o esporte? Falta de Conhecimento? Imagina....

É disputado em rodadas e no final de cada uma delas a equipe que tiver as pedras mais próximas do centro marca. Ganha quem marcar o maior número de pontos após 10 rodadas.

Quem tiver maior interesse, recomendo o filme "Men with Brooms", que é muito bom para entender o jogo (eu vi na TV a Cabo), embora o filme não seja nenhuma obra prima (mas é uma ótima distração).

Luge - O popular trenó, aquele que aparece nos filmes de inverno. Ganha quem fizer o menor tempo (total de 4 descidas).

Skeleton - É quase igual ao de cima, mas ao invés de descer de barriga para cima e com os pés para frente, o negócio é descer de cabeça e de barriga para baixo. Foi banido durante algum tempo por conta dos acidentes (embora o luge alcance velocidades maiores) e talvez o nome tenha alguma referência aos ossos quebrados. Ganha quem fizer o menor tempo (total de 2 descidas).

Bobsleigh - A tradução seria algo do tipo "Descida de Bob". O "Bob" é uma espécie de carrinho, normalmente apelidado pela equipe (a nossa, sim, a da nossa equipe brasileira, é chamado de Frozen Banana), onde cabem 2 ou 4 pessoas, quase todo fechado.

Novamente usando o cinema, o filme mais conhecido é o "Jamaica Abaixo de Zero", que é bem didático ao explicar o esporte. Mais uma vez, ganha quem fizer o menor tempo (total de 4 descidas).

Nenhum comentário: