quarta-feira, fevereiro 01, 2006

FAQ

Aproveitando antes da viagem, vou responder aquelas perguntas que eventualmente possam passar pela cabeça de quem está lendo o Blog.

1 - Por que as Olimpíadas de Inverno e não a de Verão?

R: Primeiro lugar, porque eu gosto muito de neve, embora nem tanto de frio. Segundo, porque Olimpíada de Verão nao dá para ver ao vivo. São muitos eventos simultâneos e com o Brasil disputando várias modalidades eu gostaria de ver os eventos que não aparecem na TV (ou seja, praticamente tudo menos Futebol, Vôlei e Basquete). Além disso, com menos eventos e, no caso dos Jogos de Inverno, bastante espalhados por conta das provas abertas, a cidade sede fica menos caótica e você não se perde no meio de tanta prova.

2 - Por que trabalhar como voluntário? Masoquismo?

R: São 16 dias de Jogos, mesmo que eu comprasse ingresso para todos os dias, além de caro (o ingresso mais barato custa 20 Euros), ficaria sem a menor paciência nos últimos dias por conta do tempo perdido em transporte, segurança, passando frio. Trabalhar como voluntário, dependendo do lugar, você fica em um prédio/barraca/toldo, não precisa ir todo dia para um lugar diferente e, o melhor de tudo, você fica vendo o que acontece por trás dos Jogos sob o ponto de vista da organização, que eu acho bem legal de ver.

3 - Quais as vantagens de ser voluntário?

R: O crachá pode não ser um cartão de crédito, mas abre algumas portas. Exemplos: Transporte público de graça (incluindo trens regionais), possibilidade de andar nas 'filas expressas' para entrar nas áreas públicas fechadas (por motivo de segurança), pois os funcionários não podem ficar parados na fila enquanto está precisando de trabalho dentro do evento. 'Lounges' (não sou lá muito fã de termos em inglês, mas são necessários por falta de opção) para os voluntários onde são servidas as refeições, circuito interno passando todos os eventos dos Jogos (direto do satélite, sem comentários ou câmeras exclusivas, mas alguém já ficou ouvindo alguma coisa quando assistia uma TV no meio da rua), além de salgadinhos e bebidas a preço de custo (em Salt Lake tinha uma máquina de refrigerantes vendendo várias bebidas a 25 centavos cada).

4 - Gostei desse negócio de ser voluntário, como faço para participar dos próximos jogos?

R: Veja tópico abaixo.

5 - Posso pedir alguma coisa dos Jogos? (somente para aqueles que me conhecem)

R: Em 2002 fui extremamente solícito nos pedidos e, quando voltei, acabei vendo muita cara amarrada e um bom encalhe porque achavam caro algo que apenas tinha pedido para repassar o preço que eu paguei (com desconto de 20% sob o preço original). Não preciso entrar em detalhes, mas essas pessoas que pediram sabem do que eu estou falando.

Portanto, para não ter que passar pelo mesmo constrangimento de novo, infelizmente NÃO estarei aceitando pedidos, pois além dos motivos explicados acima, estarei fazendo algumas compras e ainda estarei levando as lembrancinhas de costume para os familiares. Sei que tem gente que eu teria o enorme prazer de atender os pedidos, mas não dá para abrir exceção para um ou outro. Espero que entendam.

6 - Tem brasileiro disputando os Jogos de Inverno?

R: Sim, alguns já moram fora do país em lugares que tem neve e outros que treinam de forma improvisada aqui no Brasil e depois se classificam em provas no exterior. E, não, não há a menor chance de medalha, pelo menos pelos próximos 20 anos.

OBS: Como bom economista ;-)))), daqui a 1 ano ninguém mais vai se lembrar dessa previsão e ainda fico com fama de sabidão, mas antes que um engraçadinho resolva me cobrar, sempre há a possibilidade ínfima de surgir um Guga da vida mas, assim como no Arco e Flecha, Hóquei sobre a Grama, Luta Greco-Romana e Pentatlo Moderno, essa chance é praticamente despresível.

7 - De quanto em quanto tempo você pretende atualizar o Blog?

R: Acredito que algo em torno de 1 vez a cada 2/3 dias, mas depende de como será o trabalho e a disponibilidade de um computador. Vou tentar fazer dessa forma, mas não adianta cobrar porque não sei o que vai acontecer em Torino.

8 - Por que o endereço do Blog é Turim 2006 e não Olimpíadas/Jogos Olímpicos/Torino 2006? Seria mais fácil de lembrar...

R: Seria até Torino2006, mas já tinham tomado o nome. Mas embora não seja tão óbvio, não tem risco de aparecer alguem do COI ou do TOROC (Comitê Organizador de Torino) e mandar uma mensagem dizendo que estou violando os direitos autorais ao usar algum dos três nomes acima. Mas Torino soa melhor do que Turim, sem dúvida.

9 - Por que você usou essas cores no Blog?

R: Porque é, mais ou menos, as cores do símbolo oficial dos Jogos, embora tenha não adianta nada ser bonito e não ser legível (aliás, o símbolo oficial dos Jogos é uma homenagem ao prédio mais famoso de Torino, a Mole Antoneliana).

10 - Vai ter fotos no Blog?

R: Como eu prefiro ter as fotos reveladas, porque acho que ainda falta um pouco para a revelação digital alcançar o nível da câmera 'analógica', a princípio não, mas sempre pode aparecer uma ou outra foto batida por algum celular perdido.

Nenhum comentário: