segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Dia 16 para dia 17: Roubada "bianca"

(Sábado a noite, 18 para 19 de fevereiro - Exatamente no mesmo horário estava acontecendo o show dos Rolling Stones em Copa, qual foi a maior roubada?) Quando cheguei de Sestriere, acabei me convencendo de me juntar aos italianos do forum para participar da "notte bianca". E uma noite onde, segundo a lenda, o comércio e os bares ficam abertos até tarde.

Como diz aquele ditado: "Em Torino, faça como os torineses" (depois eu descobri que nao era bem esse). E la fui eu andar com o pessoal.

Entao nos andamos, e andamos, e andamos, e andamos (acreditem foi muito tempo), e parecia que nada estava aberto. Muita gente fazendo a mesma coisa, porém durante o tempo todo, apesar da multidao, devia ter um milhao de pessoas andando (OK, é um pouco exagerado, mas eu estou na Italia, ora), nao vi um sinal de tumulto ou de empurra-empurra.

Voltando a caminhada, andamos por todo o centro de Turim, que nao é grande mas da para passar um bom tempo andando. Finalmente vimos alguns bares abertos, mas com 15 pessoas juntas, era impossivel entrar.

E continuamos a caminhar no friozinho agradavel de uns 3 graus (acima). Depois de umas 2 horas e meia caminhando, zonzo de fome, os italianos resolveram parar em um pub, que eu ja tinha ido antes, um pouco mais longe da multidao e comer alguma coisa.

Quando saimos, era 4:30 da madrugada e nao havia um onibus na rua. Lembrem-se que muitos eram turistas e também nao tinham a facilidade de trabalhar para o COI ou para a imprensa (que tem onibus exclusivos 24 horas por dia). Ah, taxi também nao aparecia e os poucos nao paravam. E os nossos colegas italianos que moram em Torino também nao estavam muitos dispostos a dar carona para gente.

A soluçao foi caminhar (mais um pouco) até a Porta Nuova (a estaçao de trem) e esperar na fila do taxi para chegar em casa, as 5:30 sem entender até agora qual o motivo dessa tal "notte bianca".

Nenhum comentário: