domingo, fevereiro 05, 2006

Vendo/Compro seu Apartamento

Bom, esta novela mexicana teve de tudo. Preparem-se para muito drama, suspense e, quem sabe, um final feliz.

Ao receber a confirmação de que tinha chance de ir trabalhar como voluntário, a primeira coisa que precisava ser feita era arranjar uma cama para dormir (allogio, em italiano).

Como os hotéis são muito caros para ficar 1 mês, e ainda não tinha vagas abertas em albergues, o jeito foi tentar dividir um apartamento com outros voluntários. Através de alguns contatos, consegui um primeiro apartamento para 5 pessoas pagando 700 Euros pelo mês de fevereiro todo. Parecia que o capítulo final estava encerrado....

Porém, após perguntar para alguns italianos sobre preço de quartos e apartamentos, o grupo começou a procurar outras alternativas mais baratas. E assim, um a um, fomos todos 'saindo' do nosso apartamento original, incluindo este que vos escreve. O problema era substituir por outras pessoas para não prejudicar aqueles que ainda estavam lá.

Bem, aí começou a confusão. Durante 6 longos meses, foi uma longa procura. Escrevendo em inglês e arranhando italiano, nos forums de voluntários, no site oficial dos voluntarios (
NOI 2006), em fóruns de discussão sobre Olimpíadas, no Orkut, aonde tivesse chance. Entre os que fizeram a primeira substituição tinham um francês e um austríaco. Mas entre os interessados haviam, belgas, húngaro, australianas, holandesas, italianos, espanhol, chinês, iugoslava, canadense, inglês, indiano e mais uns outros, de todas as idades, que já nem me lembro mais (não, não havia português na casa, de modo que não virava uma piada ambulante).

O 'destaque' negativo foi um velho grego mala sem alça (espero que não hajam muitos como ele na Grécia) que perguntou pela primeira vez em novembro, achou que o apartamento era uma farsa, botou um aviso nos classificados do site oficial dos voluntários dizendo que tinha gente vendendo gato por lebre e dois meses depois voltou implorando (mas exigindo um quarto próprio) se não tinha uma vaga para ele. O final da história foi (segundo ele) que o chefe dele não o liberou para os Jogos.

Além dele, os motivos para as desistências foram as mais impressionantes possíveis: o orientador do curso de pós-graduação não deixou viajar, chefe que só tinha interesse em fazer matérias antes dos Jogos começarem e até um tumor cerebral (com direito a foto do tumor).

Por isso, no final de dezembro, a situação estava realmente complicada, porque tinhamos que achar 4 das 5 pessoas para substituir no apartamento e, naquele momento, faltando 2 meses para o inicio dos Jogos, não haviam muitos pretendentes interessados. O motivo do desinteresse era tanto o fato de que o preço não era muito barato (embora houvesse um pouco de especulação nesse ponto) quanto pelo fato do apartamento ter que ser alugado por um mês inteiro, o que tornava o valor do aluguel alto (apesar do preço por dia estar somente acima do preço do albergue).

A virada aconteceu na hora em que, embora sem lá muita convicção, porque outros já haviam anunciado e não havia dado muito certo, resolvi escrever um anúncio "altamente profissional" (como diria um famoso garoto de 6 anos para o seu tigre de pelúcia ;) ) no fórum dos voluntários (dentro do site Noi 2006) no dia 31/12. Como o acesso é só para voluntários, cliquem nesse link do Fórum Torino 2006 Volunteers, que é aberto para qualquer pessoa, para ler o anúncio e ver se ficou bom ou não.

A resposta foi bastante positiva, embora ainda tivesse demorado mais um mês para conseguir fechar com todos. Parte do sucesso do anúncio pode ser atribuído pelo fato de que sempre tem gente que deixa para fazer tudo em cima da hora. Aparentemente, os americanos foram os mais despreocupados, porque foram os que mais se interessaram pelo lugar.

Dessa forma, a escalação "final" ficou com 3 norte americanos, 1 mexicano e 1 espanhol. Isso porque ainda tinha um outro americano que desistiu três dias depois de ter confirmado, faltando duas semanas para o fim de janeiro.

E por quê eu só estou escrevendo isso agora? Pelo simples motivo que, diante de tudo o que eu escrevi acima e considerando que esse apartamento que eu estou foi arranjado via um Fórum Italiano, com um amigo de um dos voluntários que fazem parte do Fórum (grazie Ivano) pagando só na hora em que chegasse aqui, não seria surpresa se eu chegasse e o apartamento não estivesse disponível, ou o endereço não existisse. E como se isso nao fosse suficiente, no proximo post voces vao ver o que foi que aconteceu aqui na minha chegada.... (agudardem a proxima atualizacao)

Enfim, para a tranqüilidade de todos em casa, estou bem instalado e garantido até o final dos Jogos.

Nenhum comentário: